É muito importante que os estudantes saibam como Calcular Nota do ENEM 2024 a fim de poderem ter noção de como se saíram na prova e quais serão suas chances em relação às vagas que desejam pleitear na hora de se inscreverem nas universidades. Este texto te informará como você pode calcular suas notas.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o ENEM?
Também conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio, a prova é aplicada anualmente no Brasil e elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e pelo MEC (Ministério da Educação).
É por meio dela que os estudantes brasileiros conseguem ingressar em várias universidades públicas de sua escolha, desde que alcancem a nota necessária para o curso que desejam.
Alguns cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Enfermagem, por exemplo, exigem notas mais altas, enquanto outros que têm menor procura não exigem uma pontuação tão elevada.
Além disso, o ENEM dá oportunidade aos alunos que desejam cursar universidades privadas, por meio do ProUni ou do FIES, substituindo o próprio vestibular.
Onde encontrar a nota do ENEM?
É possível que cada candidato tenha acesso ao seu Boletim de Desempenho Individual utilizando o site oficial do exame, que você pode acessar clicando aqui.
Ao acessar a página, você precisará entrar com seu login e senha gov.br. O acesso é sem custo e está disponível a qualquer momento que o estudante deseje consultar.
O boletim informa a nota de todas as cinco provas que o participante realiza. Elas são:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Redação.
Por que é importante saber calcular a nota do ENEM?
A nota é um dos critérios utilizados para o ingresso na universidade, por isso, saber quanto você tirou no exame te ajuda a calcular suas reais chances de passar no curso que você almeja.
Com isso, é possível se programar para o momento das inscrições, que costumam acontecer alguns meses após a divulgação dos resultados oficiais do ENEM.
Como já foi mencionado acima, esses programas são variados e atendem às necessidades de diferentes estudantes espalhados pelo Brasil. Conheça alguns deles agora:
- SISU – Sistema de Seleção Unificada: esta opção é para aqueles alunos que desejam conquistar uma vaga em universidades públicas, federais e estaduais, de qualquer lugar do Brasil. É possível se inscrever pelo site oficial sem sair de casa;
- ProUni – Programa Universidade Para Todos: este programa oferta bolsas integrais e parciais para aqueles estudantes de baixa renda que desejam cursar uma universidade particular. É possível selecionar universidades de várias partes do país, porém, só pode ser utilizado uma única vez em toda a vida. Aqueles que já possuem diploma universitário não podem se inscrever.
- FIES – Fundo de Financiamento Estudantil: este programa oferece crédito a juros baixos para os alunos custearem seus estudos. Ao final, é necessário pagar as parcelas correspondentes.
Gabarito do ENEM 2024
Gabarito ENEM 1º e 2º dia de Prova.Como calcular a nota do ENEM 2024?
É possível calcular a nota do ENEM de duas formas: média simples e média por pesos.
Cálculo por média simples
Para realizar esse cálculo, é necessário somar as notas das cinco provas e dividir o resultado por cinco, ou seja, uma média aritmética simples. Essa é a forma que o SISU, ProUni e FIES utilizam.
Abaixo, você vê um exemplo:
João é um estudante que alcançou as seguintes notas:
- Linguagens: 520 pontos;
- Ciências da Natureza: 400 pontos;
- Ciências Humanas: 480 pontos;
- Matemática: 338 pontos.
- Redação: 800 pontos;
Basta somarmos 520 + 400 + 480 + 338 + 800 = 2538. Agora, dividimos 2538 por 5 e o resultado é a média de 507,6.
Média por pesos
Esse método é diferente, pois atribui um peso diferente para cada uma das provas para o cálculo da nota final. Ele é utilizado por instituições que optam por atribuir pesos diferentes para cada prova.
Ou seja, é necessário saber o peso que a Instituição de Ensino Superior que você deseja cursar atribui a cada prova.
Os passos para este cálculo são um pouco mais complexos, mas nós explicamos abaixo:
- Multiplique a nota que você tirou em cada prova pelo peso atribuído à respectiva matéria;
- Some os cinco resultados encontrados;
- Divida o resultado pela soma dos cinco pesos e você terá a média ponderada por pesos.
Veja abaixo o exemplo utilizando as mesmas notas do exemplo anterior:
- Linguagens: 520 pontos x peso 2 = 1040;
- Ciências da Natureza: 400 pontos x peso 3 = 1200;
- Ciências Humanas: 480 pontos x peso 2 = 960
- Matemática: 338 pontos x peso 1 = 338
- Redação: 800 pontos x peso 4 = 3200
Total: 6738
Total da soma dos Pesos: 12
Agora é só dividir 6738 por 12, que é igual a 561,5 e é a média do participante.
Confira o vídeo sobre o ENEM que separamos abaixo e não deixe de acompanhar as atualizações aqui da nossa página.