O ENEM passará por algumas mudanças para atender às novas demandas do Ensino Médio brasileiro, que também está em processo de transição. Se você está interessado em fazer a prova e quer saber quais são as principais mudanças no ENEM 2024, acompanhe este artigo que preparamos para você.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o Novo ENEM?
Como todos já sabem, o Enem é um exame que avalia o desempenho dos estudantes que terminam o Ensino Médio e também funciona como porta de entrada para as universidades brasileiras.
Atualmente, está acontecendo uma reforma no Ensino Médio e o ENEM está sendo redesenhado para acompanhar esse processo que começou a ser implementado no Brasil no ano de 2022.
Quais foram as mudanças que ocorreram no Ensino Médio?
A nova proposta do Ensino Médio consiste em que os alunos tenham uma parte das aulas em comum, baseadas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, e outra parte em um itinerário formativo escolhido individualmente por cada aluno, de acordo com sua área de maior interesse.
Por isso, há itinerários nas quatro grandes áreas do conhecimento, que já são avaliadas no ENEM: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Natureza e Matemática. Entretanto, essas opções variam de acordo com outros fatores como a capacidade da rede de ensino ou de cada escola para ofertá-las.
Como o Novo ENEM funcionará?
A reforma do Ensino Médio também promoverá uma “reforma” na prova do ENEM, que precisará seguir esse novo modelo.
Sendo assim, as provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos consecutivos.No primeiro domingo, todos os participantes responderão à mesma prova envolvendo questões interdisciplinares comuns e correspondentes aos conteúdos da BNCC estudados por todos os alunos.
Sendo assim, as questões de Língua Portuguesa e Matemática receberão mais enfoque. A prova de Redação seguirá sendo aplicada nesse mesmo dia.
No segundo domingo, a prova será específica, ou seja, focará na formação que o aluno escolheu durante o período de Ensino Médio.
Para saber qual prova cada aluno irá fazer, será preciso selecionar um bloco durante o processo de inscrição. No ato da inscrição, o aluno precisará escolher um dentre os quatro blocos disponíveis, de acordo com o curso universitário de seu interesse. Os blocos são:
- Bloco 1:Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Bloco 2: Matemática e suas Tecnologias + Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Bloco 3: Matemática e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Bloco 4: Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Saiba o que levar e o que não levar no dia da prova do ENEM 2024
Confira e evite vários problemas!Sendo assim, o estudante precisa estar atento e já ter em mente qual o curso universitário que pretende cursar – ou, pelo menos, uma área de maior interesse a seguir no futuro.
Por exemplo, um aluno que deseja se inscrever para cursos superiores na área da Saúde, como Enfermagem ou Medicina, por exemplo, precisará selecionar o Bloco 4.
Caso o interesse do aluno seja um curso na área das Humanas, como Direito, Comunicação ou Jornalismo, ele precisará optar pelo bloco 1. Mas se o estudante deseja cursar a área de Engenharia, o bloco mais adequado para ele se inscrever seria o 3.
Confira também: Dicas de como estudar para o ENEM 2024 de graça pela internet!
Novas regras do ENEM 2024
Algumas das regras principais que foram estabelecidas para o Novo Enem 2024 são:
- É obrigatório se inscrever no Portal do INEP para poder participar da prova;
- Participantes inscritos em edições anteriores que não compareceram precisarão justificar sua ausência;
- É possível solicitar isenção no site do INEP, mas aqueles que não tiverem o pedido deferido precisarão pagar a taxa;
Confira também, Dicas para Redação ENEM 2024!
Cronograma e datas
Até o momento, ainda não foram divulgadas as datas oficiais do ano de 2024, mas, com base em anos anteriores, temos:
Justificativa de ausência da edição anterior: 04 a 15 de abril;
Resultado da justificativa: 22 de abril;
Inscrições: 10 a 21 de maio;
Pagamento da taxa da prova: 10 a 27 de maio;
Aplicação da prova do ENEM: 13 e 20 de novembro;
ENEM PPL: 10 e 11 de janeiro.
Acompanhe as nossas atualizações aqui na página.