Se você quiser participar do exame, deve se preparar para a inscrição ENEM 2024 com antecedência. Afinal, essa é a porta de entrada para uma das provas mais importantes da sua vida acadêmica e você com certeza não vai querer perder os prazos!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Inscrição ENEM 2024
Uma das avaliações mais importantes para os estudantes brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece anualmente, sendo umas das principais formas de ingresso no ensino superior.
Entretanto, a aplicação da prova, assim como cronograma, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
É através do exame que o órgão avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. Por outro lado, o ENEM também serve como critério de seleção para diversos cursos de ensino superior e programas educacionais.
Mas o primeiro passo dessa jornada é a inscrição ENEM 2024, o momento exato onde o estudante sinaliza sua intenção de fazer a prova!
Data do ENEM 2024
Com um papel crucial na jornada educacional dos estudantes brasileiros, o exame geralmente acontece no final de um ano.
Desta forma, os participantes podem usar as notas de uma edição da prova a partir do ano seguinte, sem uma data específica para perder sua validade — embora as universidades e programas sociais geralmente aceitam o resultado do ENEM de até 10 edições anteriores.
E neste ano, as datas do ENEM são 5 e 11 de novembro, para o exame regular. Entretanto, a reaplicação e o Enem PPL vão acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro.
Prazo de inscrição
Para conferir os dias de inscrição e outras datas importantes da prova, o participante precisa acessar o edital do ENEM, disponível no site do Inep.
Segundo o documento, o cronograma do exame neste ano vai ser o seguinte:
- Inscrições: 5/6 a 16/06;
- Pagamento da taxa de inscrição: 5/6 a 21/6;
- Atendimento Especializado: 5/6 a 11/07;
- Aplicação Enem: 05 e 12/11;
- Aplicação Enem PPL /Reaplicação: 12 e 13/12;
- Divulgação do Gabarito: 24/11;
- Resultados: 16/01.
Fonte: Inep
Ou seja, fazendo a prova no começo de novembro, o instituto irá disponibilizar o gabarito apenas no final do mesmo mês. Já o resultado oficial só deve sair a partir de janeiro do próximo ano.
Inscrição passo a passo
Agora que você já sabe o prazo da inscrição para o Enem 2024, vamos te mostrar como se inscrever.
Felizmente, o processo de inscrição é simples e você só precisa acessar a Página do Participante, seguindo as orientações. Confira como:
- Acesse a Página do Participante ENEM;
- Clique no botão para fazer login;
- Insira suas credenciais Gov.br;
- Na aba “Inscrição”, escolha a opção “Inscrição”.
Agora, é só preencher o formulário do exame com todas as informações necessárias, como nome, etnia, orientação sexual, etc. Você também deve se atentar a possíveis necessidades especiais de atendimento, que podem ser especificadas na inscrição.
O que fazer depois?
Mas só completar a inscrição não garante o seu lugar na prova. Para formalizar sua inscrição é necessário realizar o pagamento da mesma.
Para isso, é só clicar na opção ”Pagamentos/Isenção” e escolher a forma de pagamento, que pode ser Pix ou cartão de crédito. Mas você também pode optar por quitar o boleto em uma agência bancária ou casa lotérica.
Neste ano, a taxa do ENEM 2024 é de R$85,00, mas pessoas de baixa renda — e outros casos específicos — têm direito à isenção.
Requisitos para se inscrever no ENEM
No geral, o ENEM é destinado a estudantes prestes a concluir os estudos — Ensino Médio. Inclusive, a prova serve como um dos medidores de qualidade do ensino no país.
Entretanto, pessoas que já concluíram ou que ainda estão nos anos iniciais do ensino médio também podem participar, neste último caso, como “treineiro”.
O exame também não discrimina sobre idade, condição social ou de saúde e até tem modalidades e atendimento personalizado para pessoas que se encaixam em categorias específicas.
Um desses exemplos é o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade), que acontece dentro das unidades prisionais e socioeducativas.