Muitos estudantes ficam em dúvida na hora de fazerem a emissão do Boleto ENEM 2024, bem como a segunda via. Entretanto, o processo é bastante simples e pode ser feito diretamente pelo site, conforme você verá neste texto. Além disso, também trataremos de outros tópicos referentes a esse assunto.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova anual elaborada e aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e pelo MEC (Ministério da Educação).
A prova, atualmente, dá a oportunidade aos estudantes de ingressarem na universidade pública de sua escolha, desde que obtenha a pontuação necessária para curso e instituição escolhidos.
É por meio do ENEM que os alunos também tem a oportunidade de entrarem em universidades privadas, utilizando Sisu ou ProUni e a nota obtida na prova, não sendo necessário passar pelo processo do vestibular.
Quem pode fazer o ENEM 2024?
Qualquer pessoa pode se inscrever e fazer o ENEM, porém, se você ainda não concluiu o Ensino Médio, sua participação na prova será na condição de “treineiro” e seus resultados servirão para te ajudar a medir seus próprios conhecimentos.
O exame é gratuito para aqueles alunos que estão finalizando o Ensino Médio no ano de aplicação, porém, tem um custo para os demais participantes. Sendo assim, é preciso emitir um boleto para o pagamento a fim de confirmar sua inscrição. Abaixo, explicamos como.
Como pagar o Boleto ENEM 2024?
Como já foi dito, se você não tem direito à isenção da taxa de inscrição para o ENEM 2024, é necessário emitir seu boleto para o pagamento a fim de poder participar.
Nas edições anteriores, o valor cobrado foi de R$ 85,00. Até o momento, ainda não houve nenhum reajuste nesse valor e também não foram divulgadas outras informações sobre aumento, mas fique atento às atualizações da página, pois nós informaremos.
Como emitir a 2ª via do boleto ENEM 2024
Primeiramente, é preciso entrar na página do participante ENEM 2024 para realizar sua inscrição. Depois desse passo, será necessário gerar a GRU, que é a Guia de Recebimento da União ou Boleto ENEM 2024.
Abaixo, explicamos como fazer isso:
- Entre na página do participante clicando aqui;
- Clique no botão “página do participante” que aparece em azul no meio da tela;
É de extrema importância que você realize o pagamento da guia, pois, se não o fizer, sua inscrição não será confirmada e você não poderá realizar o exame.
Como pedir isenção da taxa de inscrição?
O portal oficial do Inep informa quais são os critérios para solicitar a isenção da taxa, caso você não se enquadre na categoria daqueles estudantes que estão finalizando o Ensino Médio e já têm isenção garantida.
Assim, caso deseje fazer a solicitação da isenção ENEM 2024, será necessário cumprir com os seguintes requisitos:
- Todas as pessoas que concluíram os estudos do Ensino Médio em qualquer escola da Rede Pública ou na condição de bolsista integral na rede privada podem solicitar a isenção. Nessas situações, o participante precisa comprovar ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, membro de família de baixa renda e que possui cadastro no Cadastro Único (CadÚnico), que tem Número de Identificação Social (NIS), único e válido. Também é necessário ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Fonte: INEP
Se você se enquadra nesses perfis, pode fazer a solicitação da isenção, mas caso essa não seja sua situação, fique atento às atualizações aqui da página sobre o pagamento do Boleto ENEM 2024. Abaixo deixamos um vídeo com mais informações.