Você ainda não sabe como usar a nota do Enem em 2024? A pontuação que você fez no exame é mais útil do que você imagina e pode literalmente definir o seu futuro. Confira aqui para que ela serve e como você pode usá-la de diversas formas!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como usar a nota do Enem em 2024
Todos os anos o ciclo se repete. Milhares e milhares de estudantes brasileiros participam das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem.
O Enem é uma avaliação geral do governo que ajuda o Ministério da Educação (Enem) a entender melhor como os estudantes estão se saindo no ensino médio. Porém, não existe a obrigação de participar dele.
Mas os alunos que vão fazer a prova têm nas mãos uma das melhores oportunidades para investir em sua carreira acadêmica e profissional, desde que saibam como utilizá-la.
Ao longo deste artigo você vai aprender como usar a nota do Enem em 2024!
O que fazer depois que sair o resultado do Enem?
Muita gente participa do exame, mas nem sabe o quão importante é a pontuação que ele fez nas provas.
Uma vez que tem o resultado em mãos, é possível utilizar as notas em diferentes cenários, como conseguir uma bolsa de estudos ou um financiamento.
Também é possível usar o Enem para ingressar em uma universidade — diretamente ou como complemento da nota do vestibular. Mas o primeiro passo, é esperar e conferir o seu resultado.
Como usar a nota do Enem em 2024: principais opções
Se você já está com seu resultado em mãos, é hora de decidir em que vai usar a nota. E nesse aspecto o estudante tem diversas opções, inclusive é possível tentar todas elas de uma vez. Confira abaixo!
Sisu: Universidade Federal
A primeira opção que vamos dar é ingressar em universidades e institutos federais brasileiros com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Nesse método, você utiliza a pontuação do Enem para concorrer a uma vaga em uma das suas duas escolhas e se sua pontuação for igual ou maior do que a nota de corte, você garante um lugar gratuitamente.
ProUni: bolsas de 100% ou 50%
Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo que garante bolsas de estudos em universidades privadas para aqueles com pontuação igual ou superior à nota de corte.
Tirando isso, ele funciona da mesma maneira que o Sisu, onde a pessoa escolhe até duas opções de curso. A porcentagem da bolsa (100% ou 50%) vai depender da renda familiar do aluno e de alguns outros fatores.
FIES: financiamento estudantil
A terceira opção é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Aqui o alvo são estudantes de baixa renda que querem ingressar em cursos de faculdades pagas.
Como ele é um financiamento, o estudante sempre deverá pagar pelo dinheiro que usar e os juros vão depender da modalidade e banco contratado.
Além disso, o valor do financiamento também varia e às vezes o estudante tem que complementar o restante para pagar as mensalidades. Confira melhor como o FIES funciona neste artigo!
Usando a nota diretamente
Outra opção é utilizar a pontuação do Enem diretamente para a seleção das faculdades.
Nem todas permitem isso, mas na que permitem o estudante pode utilizar a sua nota do Enem para melhorar a sua nota do vestibular ou até mesmo ingressar apenas com a nota do Enem.
Porém, é preciso conferir o regulamento da instituição porque cada uma tem total liberdade para definir suas próprias regras quanto a isso.
Estudar fora do país
O Enem é uma avaliação importante para o Brasil e até fora dele. Algumas universidades em outros países também aceitam ele como forma de ingressar em seus cursos.
Obviamente, este processo é bastante burocrático e o estudante vai precisar preparar diversos documentos, além de prestar atenção em todas as regras. Porém, não deixa de ser uma opção.
A melhor escolha
Como você pode ver, existem várias opções do que fazer com a nota do Enem, mas no fim a escolha é sua. O importante é escolher o que melhor se encaixe no seu perfil e necessidades.
Além disso, você precisa de uma boa nota na prova, já que esse será o critério de avaliação. Felizmente, nós temos vários guias do que estudar para o Enem e você pode conferi-los gratuitamente.