O que é ENEM Digital 2024?
O Exame Nacional do Ensino Médio ganhou uma nova modalidade de prova: O ENEM Digital 2024. O mesmo se trata da prova normal, no entanto, sua diferença das demais se consiste na sua forma digitalizada, ou seja, feita fora dos ambientes físicos de aplicação (online).
A ideia era aplicar o Enem Digital já no ano de 2020 (Enem 2020), mas em razão da pandemia, a ideia foi adiada e sua primeira versão só veio a se concretizar no ano de 2022.
Uma nova versão do Enem com provas digitais foi anunciada em 2019, e o Ministério da Educação (MEC) planeja digitalizar todo o exame até 2026 para reduzir os custos de impressão.
Mesmo seguindo as características de um exame tradicional impresso, o primeiro Enem Digital contém algumas limitações, como o limite de inscrições (101 mil na 1ª edição).
Além disso, outra limitação está no acesso exclusivo aos participantes que já preencheram ou irão preencher a ficha de inscrição ao final do ensino médio, excluindo-se estagiários do Enem e provas sem acessibilidade.
No entanto, em 2021, o Inep anunciou novidades aos participantes que precisam de cuidados especiais e recursos acessíveis. Ou seja, além do Enem digital, o MEC se prepara para promover a prova de forma mais acessível.
Assim, podemos esperar a aplicação de provas:
- ENEM ampliado;
- ENEM superamplicado;
- ENEM com contraste.
Regras para fazer o ENEM Digital 2024
As inscrições ocorrem da mesma forma que o Exame convencional. No entanto, o aluno deve estar atento ao prazo de inscrição, ao qual se encerra antes do prazo para realizar o Enem tradicional, pois a versão digital é limitada.
Assim, o aluno deve acessar a página do Enem 2024 e ingressar no portal do participante. Lá, deve proceder com sua inscrição e realizar o pagamento da taxa de R$ 85,00.
Durante essa etapa, o participante precisa ter em mãos uma foto pessoal, ao qual será utilizada no dia da prova para que haja identificação (parte desse processo pode ser realizado através do documento de identidade com foto).
Atingindo o limite de inscrições permitidas, os alunos remanescentes podem se inscrever para realizarem o enem tradicional (prova presencial). Cada ENEM possui um edital e o número de vagas pode ser acompanhado por lá.
Lembre-se: não é admitida a possibilidade de participação em duas versões do Enem (impressa e digital), em um mesmo ano. Ou seja, se optar pela prova digital, não é possível mudar de ideia depois da inscrição e do pagamento da taxa.
O que esperar das provas do ENEM 2024?
O aluno que optou pelo Enem Digital 2024 não deve se assustar com as provas ou esperar grandes surpresas. A avaliação será aplicada no mesmo formato da prova convencional, apresentando o número de 180 questões e redação.
Além disso, as datas não devem mudar. Desde sua primeira edição, o MEC opta pela aplicação do enem tradicional e da prova digital no mesmo dia, evitando, assim, o gasto dispendioso (as provas são aplicadas em novembro).
Assim, os estudantes notarão que as questões nas duas modalidades de prova serão as mesmas. Não bastasse, as provas são aplicadas no mesmo horário, com o mesmo caderno de avaliação.
Detalhadamente, a prova é aplicada em duas etapas, em dias diversos:
- Dia 1: Redação + Provas de Linguagens (Português, Literatura, Filosofia, Sociologia, Histórias, Artes e Língua Estrangeira). A prova conta com uma duração de 5H30.
- Dia 2: Matemática + Ciências Naturais (Biologia, Física e Química).
Para diferenciar os caderno de prova, o MEC adotou desde sua primeira edição, cadernos impressos em folhas de coloração diversa (Azul, Branco, Verde e Rosa). Assim, haverão provas diferentes, com questões diferentes. Evite colar!
Assim, a versão digital do exame nacional contém uma chave de acesso. Para os alunos que estão acostumados com as provas físicas, sabem que tal senha é uma frase que vem no início do caderno.