Em meio a tanta confusão sobre o Novo Ensino Médio, boatos sobre o fim do ENEM em 2024 têm se espalhado com força. Mas será que isso vai mesmo acontecer? Confira aqui o que já se sabe sobre o formato do ENEM para 2024 e se esses boatos são reais?
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Fim do ENEM em 2024
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes na educação brasileira. Não só ele serve como avaliação para saber como os alunos estão se saindo na escola, ele é uma das principais portas de entrada para o ensino superior.
As notas que um aluno tirar no ENEM podem ser usadas para ingressar em faculdades, seja de forma direta (vestibular) ou mediante programas do governo, como o FIES e o ProUni.
Mas, com a chegada do novo ensino médio e toda a mudança que ele representa para a educação, o ENEM também deve sofrer alterações em breve. Com isso, rumores indicando o fim do ENEM em 2024 começaram a se espalhar.
Felizmente, não existe nenhuma indicação do governo atual de uma possível suspensão ou encerramento do ENEM.
Mudanças no ENEM 2024
Regras e Datas (Como será o Novo Enem?)O que vai acontecer com o ENEM?
A confusão parece ter saído do fato de que o ENEM está sendo adaptado para o novo ensino médio e seus novos itinerários formativos.
No geral, ele ainda vai servir como avaliação do que os alunos aprenderam durante o colégio, mas a prova acontecerá em um formato um pouco diferente.
O intuito é que com as mudanças a prova fique ainda menos conteudista, mas foque muito mais nas áreas de interesse do aluno.
Por exemplo, alguém que pretende fazer engenharia pode dar uma ênfase maior em matérias como matemática e física durante o colégio. Agora, esse esforço pode ser refletido no ENEM e, consequentemente, na faculdade que ele pretende fazer.
Como Usar a Nota do ENEM 2024: Inscrições SiSU, ProUni e FIES.
Diferenças entre o ENEM antigo e o novo ENEM
Confira abaixo as principais mudanças esperadas entre o formato do ENEM antigo e o novo ENEM:
- ENEM antigo:
- Os alunos respondem 180 questões iguais para todos (45 de cada área);
- Os alunos escrevem uma redação dissertativa-argumentativa;
- Prova dividida em duas etapas fixas de aplicação (2 dias).
- Novo ENEM:
- Prova dividida em duas etapas (dois dias) sendo a primeira de Formação Geral Básica e a segunda de Itinerários Formativos;
- Os alunos poderão escolher as provas da segunda etapa do exame de acordo com suas preferências;
- A prova terá mais questões discursivas;
- A redação ainda é obrigatória.
Vai ser o fim do ENEM em 2024?
Ou seja, se você estava preocupado com a possibilidade do ENEM acabar, pode ficar tranquilo. O programa é um dos pilares do modelo de educação atual e está em funcionamento desde 1998.
Inclusive, como vimos acima, ele está sendo renovado, para evoluir com a nova proposta educacional do governo. Por isso, a expectativa é que ele continue tendo um papel essencial na vida dos estudantes.
Quando o novo ENEM vai entrar em vigor?
A princípio, a ideia era que o ENEM de 2024 já viesse no novo formato, entretanto, o Ministério da Educação (MEC) decidiu em abril de 2023 que isso não aconteceria mais.
Ou seja, o ENEM, na edição de 2024, vai permanecer da mesma forma que foi nas edições anteriores.
Vale notar que o Novo Ensino Médio começou a ser implementado em 2022 e vários alunos já vem estudando por ele. Mas segundo o governo, isso não deve causar grandes problemas.
Com radiação por parte do MEC, o novo formato do ENEM só deve dar as caras a partir de 2025. Entretanto, a recepção do Novo Ensino Médio não foi das melhores, com o projeto recebendo críticas pesadas por parte de professores e alunos.
Como conferir o edital do ENEM?
Se você ainda estiver com dúvidas sobre como o ENEM vai acontecer, basta conferir o edital do exame no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Confira abaixo como fazer:
- Acesse o portal do Inep;
- Clique em “Avaliações e Exames Educacionais”;
- Agora escolha “Enem”;
- Clique em “Editais”;
- Escolha os editais do ano vigente.
No edital é possível conferir diversas informações úteis sobre o exame, incluindo como se inscrever e regras para participação.