Física no ENEM 2024: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

O exame já está na porta, o que significa que os alunos já estão procurando meios para se preparar para a matéria de física no ENEM 2024. Esta é uma matéria amada por muitos, mas que também desperta pavor em vários outros. Confira aqui o que cai nas questões de física durante o exame e como estudar para elas!

Física no ENEM 2024
Imagem: Freepik

Física no ENEM 2024

As questões de física podem representar um pesadelo na vida dos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A matéria é repleta de cálculos, com alguns deles sendo bem complicados, e integra conceitos avançados que o participante deve entender a fundo para se dar bem.

As questões de física aparecem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, compondo cerca de 33% dela — aproximadamente 15 questões de física entre as 45 questões da prova.


Assuntos que mais caem no ENEM

A matéria de física é uma das mais importantes do ENEM e para tirar uma boa pontuação é necessário escolher bem o que estudar. Afinal, é muito difícil e improdutivo cobrir todos os assuntos ensinados na matéria durante o ensino médio.

A boa notícia é que existem diversos levantamentos que usam versões antigas do ENEM para determinar os principais assuntos de física que aparecem durante a prova.

Assuntos de física
Imagem: Stockking no Freepik

Confira abaixo os assuntos de física que mais têm chance de cair no ENEM 2024:

  • Acústica: 10,5%;
  • Resistores: 10,5%;
  • Energia, trabalho e potência: 8,8%;
  • Calorimetria: 5,3%;
  • Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional: 5,3%;
  • Forças magnéticas, indução e fluxo: 5,3%;
  • Geradores, receptores, capacitores e leis de Kirchhoff: 3,5%;
  • Refração e lentes: 3,5%;
  • Instrumentos ópticos e óptica da visão: 3,5%;
  • Interferência: 3,5%.

Por outro lado, assuntos como gravitação universal, hidrostática, propagação de calor e equilíbrio têm uma baixa porcentagem de aparição no exame.

estudante escrevendo redação

Possíveis Temas da Redação ENEM 2024

30 Assuntos da Atualidade

Como estudar para as questões de física no ENEM 2024

Física é uma matéria muito ampla e o estudante deve se atentar ao que deve dar prioridade na hora dos estudos. Começar com as listas acima é um bom primeiro passo, pelo menos para organizar um cronograma e decidir o que estudar e quando.

Por exemplo, é aconselhável que os estudos foquem mais em tópicos que permeiam os assuntos relacionados à mecânica, energia e eletricidade. Obviamente, o estudante pode mudar isso de acordo com seu próprio conhecimento.

Estudante com dúvidas
Imagem: Stockking no Freepik

Na hora de estudar, não existe segredo e a pessoa pode se preparar com a técnica que achar melhor. 

Um dos melhores modelos são os cursinhos preparatórios. Eles são perfeitos para pessoas que têm problemas em se organizar em casa para os estudos. A vantagem aqui é que eles apresentam, até certo ponto, uma estrutura parecida com a das escolas e existem opções online e presenciais.

Alunos também podem optar por estudar em livros didáticos, na internet, fazendo simulados, revisando provas e até em aplicativos. Opções não faltam!


Encontrando apostilas de física

As apostilas são opções mais apropriadas para aqueles que conseguem se organizar bem e montar um plano de estudos.

Assim como os cursinhos preparatórios, elas focam nos assuntos mais importantes para o ENEM, mas tem uma vantagem enorme. Com apostilas é possível estudar a hora que quiser, sem ficar preso aos horários de funcionamento dos cursos.

Estudando com apostila
Imagem: Wayhomestudio no Freepik

Alguns cursos preparatórios também fazem isso, disponibilizando materiais extras de estudos para quando os alunos não estão tendo aulas. Mas também é possível encontrar esse tipo de material sendo vendido direto na internet, em sites voltados para educação (guia do estudante, aula livre, mande bem no Enem, etc.), anúncios, etc.

Algumas pessoas optam pela venda de apostilas físicas, em cursinhos e escolas, onde estão boa parte das pessoas que estão estudando para o exame.

Confira as Mudanças no ENEM 2024


Provas e gabaritos de edições passadas

Outra forma de estudo interessante para o ENEM é através de provas antigas do exame. Os estudantes podem acessar o site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na página do ENEM, e tentar resolver as questões que já apareceram na prova.

Isso funciona para a maioria das matérias, basta o aluno acessar este site e clicar em “Provas e gabaritos”. Depois é só escolher a edição do exame e pronto.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Isabel Bitencourt
Isabel é a principal redatora do portal Enem 2024 onde traz consigo notícias atualizadas e informações precisas para todos os estudantes que pretendem realizar a prova do Enem nesta nova edição. Com isso, fiquem ligados em todos os post da Isabel pois com certeza irão lhe ajudar a ser aprovado nesse exame!