Livros mais Cobrados no ENEM 2024: Lista Completa (Literatura)

Quando chega a parte de literatura do exame, conhecer os livros mais cobrados no ENEM 2024 é uma vantagem enorme. E para você que quer sair na frente da concorrência e se preparar ao máximo para o ENEM, nós montamos esta lista com alguns dos livros que mais aparecem na prova!

Livros mais Cobrados no ENEM 2024
Imagem: Jcomp no Freepik

Livros mais cobrados no ENEM 2024

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é uma prova avaliativa que serve para testar o quanto os estudantes aprenderam durante o ensino médio.

Por causa disso, nela você encontra os principais assuntos e matérias que viu enquanto estudava, indo desde português, até matérias como artes e educação física.

Obviamente, isso inclui literatura, um pesadelo para aqueles que não têm o hábito de ler. Durante a prova, os estudantes sempre se deparam com questões que envolvem a literatura brasileira, principalmente movimentos literários como o Romantismo e o Barroco.

Jovem fazendo prova
Imagem: Tonodiaz no Freepik

Felizmente, é possível se preparar com anos de antecedência para o ENEM e colocar em dia os livros mais cobrados.

http://Prova%20do%20ENEM
Dicas

Assuntos que Caem no ENEM 2024

Como Estudar para o ENEM?
Conferir
Você permanecerá no site atual

Autores que mais aparecem no exame

A equipe que prepara o ENEM parece ter uma lista de autores “queridinhos”, que volta e meia tem suas obras aparecendo em questões do exame.

Se você gosta de ler, ficar de olho neles é uma boa maneira de se preparar para o ENEM sem muito esforço. Basta tirar um tempo e dar uma olhada que as seguintes pessoas já escreveram:

  • Machado de Assis: considerado por vários o maior nome da Literatura Brasileira, este é um dos escritores mais diversos, responsável pela criação de livros, contos, crônicas, poesias, etc.;
  • José de Alencar: outro nome bem conhecido entre os estudantes que fazem o ENEM, é José de Alencar é conhecido pelos traços nacionalistas em suas obras, ajudando a construir e propagar os símbolos da nossa cultura;
  • Jorge Amado: um dos escritores mais expressivos da nossa história literária, Jorge Amado sempre aparece no exame com uma de suas obras, principalmente “Capitães de Areia”.

Além desses três, autores como Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa são constantemente citados durante a prova.


Lista com os livros literários mais cobrados no ENEM 2024

Agora, se você quer ser mais específico, uma lista com os livros que mais aparecem no ENEM pode ser a solução, principalmente para aqueles que não têm o hábito de leitura.

Confira abaixo uma lista com os livros mais cobrados no ENEM 2024:

  • A hora da estrela (Clarice Lispector);
  • Dom Casmurro (Machado de Assis);
  • Gabriela, cravo e canela (Jorge Amado);
  • Grande sertão: veredas (Guimarães Rosa);
  • O cortiço (Aluísio Azevedo);
  • Vidas secas (Graciliano Ramos).
jovem lendo livros de literatura para o ENEM
Imagem: Freepik

Mas estes são apenas alguns dos principais livros/ autores que aparecem no ENEM. O ideal é que o estudante que for fazer a prova tire um tempo, de preferência alguns meses, antes do exame para dar uma estudada e ler o máximo de livros relevantes possível.

Por exemplo, em edições passadas do ENEM títulos como “Memória Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis e “Confidência do Itabirano” de Carlos Drummond de Andrade também já foram tema de questões da prova.

Dicas

Como estudar para o ENEM

Monte um cronograma de estudos de graça pela internet
Conferir
Você permanecerá no site atual

Como estudar para o ENEM?

Na hora de se preparar para o ENEM, quando o assunto é literatura, o estudante deve começar a estudar com no mínimo 6 meses de antecedência. Durante esse tempo, ele deve separar turnos específicos para leitura, montando um cronograma, até finalizar, pelo menos, os livros mais cobrados.

Mas literatura não é tudo que cai na prova e felizmente o aluno tem opções para se preparar. Ele pode ingressar em cursinhos preparatórios e até mesmo comprar apostilas de estudos.


Estudando pelas provas de edições passadas

Outra opção é acessar as provas e gabaritos de edições passadas do ENEM, que podem ser acessadas no site do exame, no portal Gov. Confira abaixo como:

  1. Acesse o site do INEP no portal Gov;
portal INEP
Imagem: Reprodução / Gov.br
  • Role para baixo e clique em “Avaliações e Exames Educacionais”;
  • Agora escolha a opção “Enem”;
  • Clique no cartão “Provas e gabaritos”.

Aqui você também pode acessar os editais do ENEM do ano atual, onde é possível ver o que vai cair na prova, facilitando na hora de escolher o que estudar.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ou INEP, é o órgão responsável por aplicar o ENEM.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Isabel Bitencourt
Isabel é a principal redatora do portal Enem 2024 onde traz consigo notícias atualizadas e informações precisas para todos os estudantes que pretendem realizar a prova do Enem nesta nova edição. Com isso, fiquem ligados em todos os post da Isabel pois com certeza irão lhe ajudar a ser aprovado nesse exame!