E os estudantes brasileiros já estão se perguntando que dia vai ser o ENEM 2024. Esta é uma informação de extrema importância para aqueles que pretendem realizar a prova, afinal, precisam se preparar. E para te ajudar, reunimos todos os detalhes neste post!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Exame Nacional do Ensino Médio
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova brasileira que a princípio servia como avaliação do desempenho estudantil perante o que era ensinado nas escolas.
Mas com o passar do tempo, ele foi evoluindo e hoje desempenha diversos papéis, inclusive sendo uma das principais maneiras de ingressar no ensino superior.
Basta prestar atenção a programas como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) que é um dos principais financiamentos estudantis do país. Para concorrer a uma vaga no programa é preciso ter realizado a prova do ENEM e ter média de pelo menos 450 pontos.
Como será a prova em 2024?
Para 2024, o ENEM passou por mudanças importantes que vão o deixar mais alinhado com a nova proposta de ensino médio. Mesmo assim, ele mantém algumas características chave da prova, como a distribuição em dois dias, que contemplam partes diferentes.
No primeiro dia, os alunos vão se deparar com a redação e questões interdisciplinares para avaliar suas capacidades de raciocínio e argumentativas. Já no segundo dia teremos uma escolha entre 4 áreas específicas.
O aluno poderá escolher as áreas de acordo com seus itinerários formativos do ensino médio (as matérias que ele decidiu cursar enquanto estudava) e o curso superior no qual quer ingressar.
Atualmente, as áreas disponíveis no ENEM são:
- Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A mudança foi pensada para deixar o ENEM com menos cara de “vestibular”, tirando um pouco do foco do conteúdo fixo e se aprofundando no desenvolvimento mais livre dos alunos.
Inscrições para o ENEM 2024
Antes de mais nada, os interessados no ENEM devem se atentar ao cronograma do exame. O primeiro passo é acessar a plataforma do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no período divulgado no edital, e realizar a inscrição.
Para se inscrever, o estudante deverá informar seu CPF e a data de nascimento. Apenas uma inscrição pode ser feita por CPF e ela só será confirmada após o pagamento da taxa (R$85,00).
Neste ano, as inscrições vão acontecer conforme as datas no Edital, entre os dias 5 e 16 de junho. Adicionalmente, as datas para o pagamento das taxas vão desde o dia 5 até o 21 de junho.
Como acessar o edital atualizado?
Diversos estudantes do ensino médio e pessoas em situação de vulnerabilidade social comprovada ainda têm direito à isenção da taxa. Alguns alunos também têm direito a assistência e atendimento personalizados.
E para se informar sobre estas e outras situações, assim como conferir detalhes da prova, o interessado deve acessar o Edital do ENEM. Confira abaixo como:
- Acesse o portal do INEP;
Nesta página é só procurar pelo edital do ano que você quer pesquisar e acessar o documento. Este portal serve também para obter outras informações sobre o ENEM, inclusive ter acesso a provas e gabaritos de versões passadas.
Aqui você ainda encontra link úteis, como o da página de inscrição do exame, assim como instruções.
Que dia vai ser o ENEM 2024?
Mas se inscrever é apenas o primeiro passo. Agora é preciso ficar de olho no cronograma do ENEM para não perder as datas. Principalmente as datas e horários de aplicação da prova.
Em 2024, o ENEM será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura e fechamento dos portões ocorrerá às 12h e 13h, respectivamente, com início das provas às 13h30.
Abertura dos portões | 12h |
Fechamento dos portões | 13h |
Início das provas | 13h30 |
Término das provas 1º dia | 19h |
Término das provas 2º dia | 18h30 |
No primeiro dia as provas terminarão às 19h, enquanto no segundo o término será às 18h30.