Se você está se preparando para o exame, a matéria de química no ENEM 2024 com certeza pode ser um dos maiores obstáculos para uma nota satisfatória. E por causa disso, preparamos este artigo com algumas dicas de estudo para você se preparar ao máximo para ela!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Questões de química no ENEM 2024
Se você não tem muita afinidade com a matéria, as questões de química no ENEM 2024 podem realmente se tornar um pesadelo.
Esta é uma das matérias mais cobradas e mais complexas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e atualmente faz parte da área de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Suas questões envolvem diversos assuntos, indo desde cálculos avançados até estudo sobre a matéria e sua transformação, fazendo dela, também, uma das matérias mais difíceis para se estudar.
Assuntos que mais caem no ENEM
O edital do ENEM não diz exatamente quais assuntos de química cairão na prova, pelo contrário, o participante deve se preparar tendo como base tudo o que é passado no ensino médio.
Felizmente, versões passadas da prova podem nos dar uma boa ideia dos assuntos mais recorrentes. Confira abaixo os principais:
- Eletroquímica: estudos envolvendo a conversão de energias químicas e elétricas entre si. O participante deve entender bem de assuntos como ponte salina, metal de sacrifício, eletrólise, etc.;
- Reações: aqui entram coisas como reações e funções orgânicas e inorgânicas e combustão, entre outras;
- Estequiometria: cálculos matemáticos que envolvem coisas como mols, massa e volume. Também devemos estudar coeficientes estequiométricos, relações estequiométricas, grau de pureza, etc.;
- Soluções: na parte de soluções podemos ver temas como unidades de concentração, porcentagem, diluição e relação entre unidades.
Além dos mencionados acima, também é importante se atentar a coisas como estudo de moléculas, radioatividade e até poluição ambiental.
Como estudar para as questões de química no ENEM 2024
Se você tem afinidade com a matéria, estudar para química é algo bem fácil, basta revisar os assuntos que você já conhece tendo em mente o que lhe foi ensinado durante o ensino médio.
Mas é óbvio que isso não funciona para todo mundo. Grande parte dos participantes do exame veem os assuntos de química como um problema. Nesse caso, essas pessoas devem focar nos assuntos de química que mais caem no ENEM, montando um plano de estudos ao redor deles.
Mas se você não está acostumado com isso, veja abaixo uma série de coisas que você pode fazer para estudar para as provas:
- Revisão de conteúdos: revise os conceitos teóricos básicos de cada um dos assuntos mais importantes;
- Resolução de provas anteriores: procure edições anteriores das provas e seus gabaritos para treinar o tempo de resolução e ter uma ideia melhor de como as questões funcionam;
- Simulados: na internet é possível encontrar vários simulados de provas do ENEM, nos quais você pode treinar como se estivesse no exame real;
- Videoaulas e cursinhos: além dos simulados, existem diversos formatos de aulas preparatórias para o ENEM que já cobrem os principais assuntos de química.
A maioria desses conteúdos estão disponíveis online, bastando apenas pesquisar pelo tema. No caso das provas e gabaritos de edições passadas do exame, elas estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Encontrando apostilas de química
Caso você não esteja em um cursinho preparatório, ou prefira, outra opção importante de estudos para o ENEM são as apostilas.
As apostilas são um material de estudos feito exclusivamente para auxiliar os alunos que vão fazer a prova.
No geral elas são disponibilizadas em cursinhos, mas acabam sendo vendidas separadamente por alunos/ex-alunos e até mesmo pelas próprias instituições de ensino. Mas é claro que também existem apostilas feitas exclusivamente para venda e estudo individual.
A melhor forma de encontrar essas apostilas é através da internet, em plataformas especializadas de ensino como o Brasil Escola, Guia do estudante e Descomplica.
Alguns revendedores também costumam colocar anúncios em sites como o Facebook e ir às escolas vender as versões físicas dessas apostilas. Mas é preciso ficar de olho porque nesse período também aparecem vários golpes relacionados a venda desse tipo de material.