Com as datas para inscrição do Enem abertas, um dos fatores que mais preocupa os alunos é a Taxa de Inscrição ENEM 2024, formas de pagamento, prazos e modalidades de isenção. Veja nesse artigo como conseguir sua isenção e o valor pago na Taxa de Inscrição ENEM 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Taxa de inscrição ENEM 2024
A conta do Enem é paga através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Este é um tipo de documento criado para permitir que os cidadãos façam pagamentos diretamente aos órgãos públicos federais.
Após finalizar a inscrição, o site irá gerar automaticamente o GRU. O boleto, dessa forma, será destinado aos alunos que não fazem jus às modalidades de isenção para realização da prova.
A inscrição no Enem será confirmada após o pagamento do boleto bancário. Então, é necessário ficar atento. Apenas a realização da inscrição no site não será suficiente para garantir a inscrição. O pagamento da Taxa de Inscrição ENEM 2024 é o passo mais importante.
Ele é gerado automaticamente assim que você inserir todos os dados durante o período de inscrição e confirmar sua inscrição na página de participantes do Enem.
Além disso, os alunos devem prestar atenção em dois fatores importantes:
- As inscrições devem ocorrer dentro do prazo que, normalmente, está previsto no Edital do Enem 2024;
- Além da data de inscrição, o aluno deve prestar atenção à data de pagamento do boleto (GRU). Pagamento não realizado dentro da data anula a inscrição automaticamente.
O candidato poderá acessar, baixar e imprimir o comprovante quantas vezes desejar até o término do prazo de inscrição. O site do ENEM não coloca um limite para que o aluno baixe o documento.
Atualmente, a prova conta com um valor de R$ 85. Além disso, considerando que o pagamento é feito por boleto, não pode ser feito por cartão de crédito, débito, Pix ou parcelado.
Isenção do Valor da Taxa de Inscrição ENEM 2024
O MEC oferece duas hipóteses de isenção de taxa de inscrição no Enem 2024. Estão isentos do pagamento de boletos os candidatos que atenderem aos seguintes requisitos:
- Alunos de escolas públicas que concluíram o ensino médio: essa informação é comprovada no ato da inscrição, quando o estudante comprova e nomeia a instituição onde estuda, estando automaticamente isento de taxas (a escola deve ser denominada Censo Escolar da Educação Básica).
- Candidatos com baixa renda ou dificuldades sociais.
O site oficial do Enem permite que os candidatos preencham a ficha de inscrição por meio do formulário de declaração de necessidades socioeconômicas durante o período de inscrição.
Embora normalmente não seja necessário enviar documentos ao MEC, é aconselhável ter em mãos todos os documentos comprobatórios caso precise fornecê-los.
Os candidatos devem seguir o processo de isenção na página do Participante. Caso sua inscrição seja indeferida, há um prazo para quitar seu boleto e garantir sua participação no ENEM.
Os candidatos que solicitaram isenção no ano passado e não fizeram o exame terão dificuldades para obter novas isenções este ano. Assim, é necessário solicitar em casos certos de realização da prova.
Caso a justificativa não seja aceita pelo MEC, o candidato deverá pagar a fatura em dia caso deseje realizar a prova do ENEM. Ou seja, a negativa do pedido não impede o aluno de realizar a prova.
Com isso, é necessário que o aluno esteja atento ao Edital Enem 2024, documento específico com todas as informações importantes para a realização do Exame. Boa Prova!